fbpx

10 Dicas para um casamento relaxado e divertido

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row use_custom_width=”on” custom_width_px=”800px” _builder_version=”3.19.10″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.19.10″ text_font=”Open Sans||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]

10 dicas para um casamento relaxado e divertido!

Após 10 anos e muitas casamentos fotografados (contando ainda com o meu próprio casamento) foi percebendo como se pode ter um dia super tranquilo e muito divertido. Aqui ficam algumas das dicas:

outdoor lisbon wedding

 

1.  ENCONTRA OS TEUS FORNECEDORES IDEAIS

Planear um casamento pode ser muito stressante. Há muitas escolhas a fazer e muitas decisões a tomar para que tudo fique perfeito. Contratar fornecedores em quem confiamos plenamente é muitas vezes a melhor forma de tornar tudo mais fácil.
Escolher um wedding planner ou alguém encarregue de coordenar todos os envolvidos e organizar todas as etapas do processo é seguramente o ideal. As pequenas decisões e os detalhes ficam a seu cargo e há um sem número de questões com que os noivos já não terão de se preocupar.
De qualquer maneira, o que é realmente importante é escolher fornecedores com quem se identificam e com quem se sentem à vontade. Lembrem-se que vão ter que passar algumas horas com eles!

 

 

 

2.  DELEGAR!

Mesmo que não contratem um wedding planner, delegar tarefas a amigos ou pessoas da família é essencial. É impossível fazer tudo sozinho e as pessoas sentirão que são uma parte importante do dia.

 

 

3.  SER FLEXÍVEL

Mesmo com todo o planeamento, há detalhes que fogem ao controlo dos noivos. Certos projectos e expectativas vão muito provavelmente ser impossíveis de concretizar. Estar preparado para aceitar estes imprevistos, sabendo que tudo correrá bem de uma maneira ou de outra, é a melhor forma de terem um dia tranquilo e feliz.

 

 

4.  A IMPORTÂNCIA DE TER DOIS FOTÓGRAFOS

Ao contratar um fotógrafo com assistente podemos garantir um trabalho muito mais livre e criativo por parte do fotógrafo principal.
Na fase dos preparativos, os fotógrafos podem dividir-se entre o noivo e a noiva, facilitando a gestão dos horários e um trabalho mais minucioso com cada um. Ao longo de todo o dia, haverá sempre duas perspectivas distintas do mesmo momento. Por exemplo, no início da cerimónia, enquanto um fotógrafo se concentra na entrada da noiva, o outro pode documentar a reacção do noivo.
E, claro, há novamente a questão dos imprevistos. Se alguma coisa acontecer, o serviço estará assegurado.

 

 

5.  GARANTIR UMA MANHÃ TRANQUILA

Por muito sressantes que as semanas e os meses que antecedem um casamento possam ser, o dia deverá ser relaxado e tranquilo, logo a começar com a manhã dos preparativos. Dar uma caminhada, ouvir a vossa música preferida ou tomar um banho longo podem ser boas sugestões.
Para quem gosta de silêncio e calma, arranjar-se sozinho ou apenas com um amigo ou um familiar será o ideal. Quem acha que relaxa mais com companhia, encher a casa de amigos ou mesmo planear uma actividade, como por exemplo sair para andar de bicicleta ou passarem a manhã na piscina, pode ser muito divertido.

 

 

6.  ESCOLHER BEM O LUGAR PRA A MAQUILHAGEM

Muito frequentemente a noiva é penteada e maquilhada em casa. Escolher o local mais apropriado é mais importante do que possa parecer. É essencial que seja um sítio amplo e bem iluminado. Isto fará toda a diferença no próprio dia, facilitando a mobilidade de uma equipa que é por vezes algo numerosa: a maquilhadora, a cabeleireira, o fotógrafo, o videógrafo… Mas também é importante para o registo de imagens, já que toda a envolvência e a luminosidade do espaço determinam também a qualidade das imagens. Além disso, fazer a maquilhagem com luz natural pode tornar mais preciso o trabalho da maquilhadora.

 

7.  EVITAR GRANDES DISTÂNCIAS

É boa ideia, sempre que seja possível, que todas as etapas do dia, os preparativos, a cerimónia e o copo d’água, se realizem em sítios com alguma proximidade entre si. Evita confusões e stress, tanto para os próprios noivos, como para os convidados e fornecedores.
Adoramos a ideia de reservar um quarto de hotel ou um AirBnB perto do local da cerimónia, onde a noiva ou o noivo podem relaxar e preparar-se num espaço bonito e sossegado, começando o dia da melhor forma.

 

 

lisbon wedding photographer

 

 

 

 

8.  DÁ O TEU TOQUE PESSOAL

Qualquer que seja o tipo de cerimónia que estão a planear, quer seja civil ou religiosa, há pequenos detalhes que podem personalizar para torná-la mais vossa, mais única e especial. Principalmente nas cerimónias religiosas, há uma espécie de guião a seguir. Há certas etapas que são essenciais e que se repetem em todas as cerimónias. No entanto, coisas como escreverem os próprios votos, ou pedirem a um familiar ou amigo para ler um poema de que gostem, pode dar à vossa celebração um tom mais íntimo e individual.

 

9.  CERIMÓNIA UNPLUGGED

Uma das melhores partes do dia do casamento é estar com as pessoas de que mais gostam, partilhar com elas estes momentos tão especiais e senti-las realmente próximas. Isso será mais difícil se toda a gente estiver a fotografar e a publicar estes instantes tão íntimos nas redes sociais. Pedir a todos que se mantenham afastados dos telemóveis pode parecer pouco simpático mas garanto que vai fazer com que aproveitam mais o dia, com que estejam realmente presentes.

 

 

10.  APROVEITAR A LUZ

Do ponto de vista de um fotógrafo, poucas coisas serão tão importantes como a luz. Ao planear um casamento, no meio de tantas decisões a tomar, tantos detalhes a definir, é fácil deixar passar esta questão. Mas é importante não o fazer!
Isto é verdade para qualquer momento do dia. Durante os preparativos, escolher um lugar bem iluminado para vestir ou fazer a maquilhagem, facilita o trabalho da maquilhadora e do fotógrafo, e garante momentos mais agradáveis aos próprios noivos.
Durante a cerimónia, em particular as cerimónias civis que se realizam ao ar livre, é importante ter este aspecto em atenção. Por exemplo, se a cerimónia será realizada num dia de calor, sentar os convidados directamente sob a luz solar pode tornar tudo menos agradável do que seria de desejar.
Planear com cuidado a iluminação do espaço de refeição também é boa ideia. Algumas lâmpadas penduradas no tecto, ou mesmo velas, podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e mesmo tornar as pessoas mais relaxadas.
E claro, as luzes certas são também muito importantes durante o baile!

 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Luis Efigénio | Photography